Saiba Tudo Sobre Cartão de Credito

 
 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A história do cartão de crédito

A história do cartão de crédito teve início em 1950 e chegou ao Brasil seis anos mais tarde. A partir de 1990, com a chegada das empresas prestadoras de serviços de processamento de cartões, os custos e investimentos tornaram-se mais acessíveis. Acompanhe a trajetória do cartão de crédito até os dias atuais.

Saiba Mais: Tarifas do Carão de Crédito
  1. Histórico no Mundo
  2. Histórico no Brasil
  3. Atualmente
1. Histórico no Mundo
A história do cartão de crédito teve início em um restaurante , na cidade de Nova Iorque, em meados de 1950. O executivo Frank MacNamara, após jantar com seus convidados, percebeu que havia esquecido talão de cheque e dinheiro, portanto, não teria como pagar as despesas. Diante da situação, o dono do restaurante aceitou que o executivo pagasse o valor no dia seguinte, sob uma condição: MacNamara deveria assinar a conta com as despesas. Resolvido o problema, o executivo se deu conta do potencial de um "cartão de crédito".
No mesmo ano foi lançado o primeiro cartão de crédito: o Diners Club Card, inicialmente aceito em 27 restaurantes do país e aproximadamente 200 clientes (a maioria executivos conhecidos de MacNamara), que utilizavam o serviço para o pagamento de despesas em viagens.

Inicialmente feito em papel cartão, de um lado trazia o nome do cliente, e do outro o nome dos estabelecimentos que o aceitavam. Em 1955 passou a ser feito de plástico e dois anos depois foi emitido o primeiro cartão de crédito internacional, na época, aceito principalmente em hotéis e restaurantes.
Em 1958 a American Express cria o seu cartão, mas o grande sucesso acontece em 1966, quando o BankAmerican Service Corporation, cria o cartão BankAmericard, aceito em mais
de 12 milhões de estabelecimentos. Logo o cartão passou a se chamar Visa. No mesmo ano foi criado o Master Charge, dando origem a bandeira MasterCard, também conhecida atualmente.
2. Histórico no Brasil
Em 1956 o Diners chegou ao Brasil, sendo inicialmente um cartão de compra e não um cartão de crédito. Extremamente elitizado, o cartão permitia somente o ingresso de pessoas indicadas por outros sócios, limitando bastante o número de portadores elegíveis ao uso. Mais de 10 anos depois, em 1968, o Banco Brasileiro de Descontos lança o cartão Bradesco, constituindo a rede Elo.
Na década de 1970, a subsidiária brasileira do Citibank associou-se aos Bancos Itaú e Unibanco, criando a Credicard S.A., que viria a ter um papel fundamental na consolidação e propagação da cultura do cartão de crédito no Brasil. Em 1980 a American Express chega ao Brasil e foca suas ações no público de renda mais elevada.
A partir de 1988, qualquer banco que quisesse emitir cartões de crédito teria que optar obrigatoriamente pela bandeira Visa, já que era o único sistema aberto disponível. Outra opção era associar-se à Credicard S.A. ou à American Express e oferecer os cartões à sua

Saiba Mais: Diferenças dos Cartões de Credito

base de clientes, atuando como distribuidores dos produtos Credicard, Diners, Amex ou Sollo, remunerados à base de comissão de vendas sobre as contas aprovadas na análise de crédito. A manutenção do "status" era favorável aos poucos emissores que dominavam o mercado e buscavam o crescimento da base de clientes. Porém, não atendia aos interesses das demais instituições financeiras que desejavam entrar neste mercado.
3. Atualmente
Foi durante a década de 1990 que os bancos puderam emitir seus próprios cartões, sem parceria com outras administradoras e com custos e investimentos acessíveis através das empresas prestadoras de serviços de processamento de cartões. A partir de então, algumas instituições financeiras adotaram a estratégia de conversão de base de clientes especiais nos cartões múltiplos, com as funções de débito e crédito.
O mercado mudou drasticamente: o crescimento acelerado das carteiras dos bancos em carreira solo e a compra do Nacional pelo Unibanco, que passou a ser o único banco com cartões Visa e Mastercard, trás para os dias atuais um modelo completamente aberto, com emissores gerando cartões de diversas bandeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogarama - The Blog Directory
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates