Saiba Tudo Sobre Cartão de Credito

 
 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Aumenta a utilização do cartão de crédito

A indústria de cartões como um todo movimenta atualmente no Brasil cerca de R$ 1 trilhão. Desse montante, os cartões de pagamento transacionam cerca de R$ 500 bilhões e os de serviço representam valor equivalente. Esse volume significa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A tendência é, cada vez mais, os cartões passarem a serem vistos, além da função de meio de pagamento, como uma fonte de serviços, seja para a empresa conceder algum benefício ao funcionário, seja para o uso no transporte ou pelo setor de telefonia celular ou ainda para a venda de produtos, como seguros e empréstimos.

Saiba Mais: Tarifas do Carão de Crédito
São vários os fatores que vêm impulsionando o desempenho favorável do setor nos últimos anos, entre os quais se destacam:
  1. Continuidade da migração de meios de pagamento como cheque e dinheiro para o cartão; expansão do crédito ao consumidor.
  2. Ingresso de novos portadores de cartões.
  3. Incremento de renda da população.
  4. Ampliação da rede de estabelecimentos aptos a receber pagamentos com cartões.
  5. Aumento das vendas no comércio e incremento do número de novas contas bancárias no país (a chamada “bancarização” da população).
Mesmo com as expressivas taxas de expansão recentes (cerca de 20% ao ano), é unanimidade para especialistas e executivos de empresas o grande potencial de crescimento da indústria de cartões nos próximos anos. O avanço dos cartões como meio de pagamento ao longo da última década reforça essa tendência, ocupando espaço principalmente dos cheques. Em 1998, o cartão representava 7% de todas as formas de pagamento do consumo privado e em 2008 pulou para 22%. Isso significou mais do que triplicar a sua participação em dez anos. E nos próximos dez anos (2018), a previsão é de responder por 40% do total.



Veja: Bônos e Vantagens do Cartão Hiper
Quando se compara a penetração dos cartões no Brasil à de mercados considerados maduros, nota-se que o setor no país ainda tem grande potencial de crescimento a ser explorado. Por exemplo, em 2007, as transações por cartão na França atingiram 63,3%; no Reino Unido, 51,8%; e nos Estados Unidos, 33,6%, de acordo com dados do BIS (Bank for International Settlements).
Atualmente, a fronteira dos cartões de crédito ultrapassa o seu uso tradicional de meio de pagamentos e saques. São também instrumentos usados de várias formas para alavancar as vendas de outros produtos financeiros. Um exemplo são os seguros, cuja estratégia das seguradoras começou com as tradicionais apólices que protegem contra perda e roubo do
 cartão. Hoje já é possível comprar pelo cartão diversos tipos de seguros como seguro de vida, acidentes pessoais, residencial e desemprego. Outro exemplo são os produtos financeiros atrelados ao cartão de crédito, sendo que os principais emissores oferecem uma vasta gama de empréstimos, diferentes modalidades de compras parceladas, saques, parcelamento de fatura, compras de dívidas, etc.
Outro fator favorável ao mercado de cartões é a recente queda nas taxas de juros, leia nosso artigo que fala sobre o impacto da queda nos empréstimos e aquisição de crédito.

Veja: Bônos e Vantagens do Cartão Hiper
Vale ressaltar que, ao contrário de outros países, como Estados Unidos, o cartão de crédito no Brasil é visto muito mais como um meio de pagamento do que um meio de crédito. Isto deve-se em grande parte às altíssimas taxas de juros praticadas neste segmento (as mais altas do mercado), fato que vem recentemente sofrendo pressões do governo federal para que sejam reduzidas estimulando a economia e o consumo.

Saiba Mais: Diferenças dos Cartões de Credito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogarama - The Blog Directory
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates