Saiba Tudo Sobre Cartão de Credito

 
 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os principais componentes de um cartão de crédito

O cartão de crédito é um método de pagamento utilizado em todo o mundo e tem uma série de componentes associados:
  1. Limite de crédito e saldo do cartão
  2. Tarifas
  3. Taxa de Juros
  4. Fatura
  5. Período de carência
  6. Transferência de pagamento
  7. Programas de incentivo
  8. Conclusão: Qual a melhor opção de cartão de crédito?
1. Limite de crédito e saldo do cartão
O limite de crédito é o valor limite para compras estabelecido mediante análise do perfil financeiro do cliente. O limite disponível diminui gradativamente conforme o cliente faz suas compras e, ao atingir o valor máximo de consumo o cartão fica indisponível, não podendo ser feitas novas aquisições. O pagamento da fatura libera novamente o limite de compras do cartão de crédito.
O saldo do cartão de crédito é a soma das compras do cliente, tarifas associadas ao cartão e juros pendentes de pagamento.
2. Tarifas
Existem três tipos de tarifa passíveis de cobrança nos cartões de crédito:
2.1 Tarifas Anuais
Conhecida como anuidade do cartão, essa é a tarifa cobrada pelo uso do cartão de crédito no período de um ano. As administradoras costumam negociar esse valor para atrair mais clientes, visto que a concorrência nesse setor é muito forte.
2.2 Tarifas de Saque
Muitos cartões oferecem a opção de saque do limite de crédito. Essa opção é taxada separadamente, e o valor da taxa é fixado por meio de contrato. Também pode ter uma tarifa fixa sobre o saque. A tarifa de saque costuma ser bem mais alta do que as tarifas já cobradas pelo uso do cartão. 
2.3 Tarifas Adicionais
São cobradas em caso de atraso no pagamento da fatura e também no caso de ultrapassar o limite de crédito. Outras possibilidades de taxação adicional são nos casos de estorno de compras e tarifas para apertura do cartão de crédito.
3. Taxa de juros
A taxa de juros é o instrumento de remuneração da administradora do cartão por conta do uso do crédito cedido por ela. É cobrado quando o pagamento da fatura não é feito em sua totalidade. Uma tarifa é estabelecida pela administradora do cartão com base numa taxa de juros fixada em contrato. O valor correspondente é somado ao valor restante da fatura e cobrada no mês seguinte.
4. Fatura
A fatura é o instrumento de controle de gastos do cliente e de cobrança da administradora de cartões. Ela contém a relação completa e detalhada dos gastos feitos no mês e é enviada mensalmente ao titular para que seja feito o pagamento em uma data pré-estabelecida. A fatura pode ser impressa ou digital.
5. Período de Carência
É um instrumento de atração de novos clientes. É utilizado por algumas administradoras de cartão que reduzem drasticamente o valor da taxa de juros do cartão de um novo cliente por um período inicial. Há de se ter cuidado, pois assim como em muitos casos já conhecidos, a taxa real de juros do cartão contratado é substancialmente mais alta que a média. Isso faz com que, a longo prazo, esse “benefício” oferecido não se traduza em vantagem de fato para o cliente.
6. Transferência de pagamento
As administradoras oferecem tarifas especiais para clientes que desejam transferir o pagamento de uma fatura para outro cartão de crédito. Quando bem negociada as tarifas, essa opção pode ser a saída para não cair no crédito rotativo do cartão e evitar um aumento substancial no valor de sua conta. 
7. Programas de incentivos
É o método mais utilizado pelas administradoras de cartão para incentivar seus clientes a pagarem suas compras com cartões de crédito. Quanto mais isso acontece, mais prêmios ele pode receber, que podem ser desde simples bens de consumo até modernos utensílios domésticos . Outra opção de prêmio costumeira são os pontos de milhagem, que proporcionam a aquisição de passagens aéreas quando um determinado valor de “milhas” são acumuladas.
8. Conclusão: Qual a melhor opção de cartão de crédito?
Cada cliente tem um perfil, portanto a escolha da melhor opção de cartão de crédito para cada cliente depende muito de se estabelecer esse perfil. É necessário saber utilizar o cartão para os devidos fins e ter a consciência de que o mais importante é escolher o cartão com as características mais úteis para cada usuário.



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