Saiba Tudo Sobre Cartão de Credito

 
 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Prevenção contra fraudes: cartão de crédito é seguro

Por ser um meio de pagamento usado por bilhões de pessoas, faz-se necessário para os bancos oferecer os maiores níveis de segurança possíveis. Para tanto, as administradoras de cartões fazem uso de diversos itens para garantir a segurança de seus clientes. Quando esses itens são utilizados corretamente por seus portadores é praticamente garantido que contratempo algum aconteça. 
Conheça a seguir os seguintes itens de segurança dos cartões de crédito:
  1. Senhas
  2. Chip
  3. Código de segurança
  4. Período de validade
  5. Limites do cartão
  6. Identificação do titular
1. Senhas
As senhas constituem o principal item de segurança da maioria dos cartões. Ela é pessoal e intransferível, e dá acesso a todos os serviços oferecidos aos clientes das administradoras de cartão como saques, acesso aos benefícios, controle dos gastos, limite de crédito e é claro, as compras e pagamentos. Devemos nos certificar que somente os titulares dos cartões saibam a senha. Dê preferência por memorizar a senha e não anotá-la em agendas ou cadernos de notas. 
2. Chip
O chip eletrônico veio para substituir a tarja magnética. Ele acompanha praticamente todos os cartões emitidos mais recentemente. A grande diferença do chip para a tarja é que os dados dos clientes contidos nos chips ficam encriptografados, o que significa muito mais segurança para os clientes.
3. Código de segurança
O código de segurança possui três números e fica na parte de trás dos cartões, vindo logo após os números do cartão de crédito acima da tarja magnética. Ele serve como uma última garantia de que um cartão que teve os dados da tarja magnética copiados não esteja sendo usado para efetuar um pagamento. Isso garante que a pessoa que está fazendo as compras é quem possui o cartão ou pelo menos está em posse dele. É sempre solicitado pelos websites de compras na hora do pagamento ou em vendas por telefone.
4. Prazo de validade
Alguns fatores justificam a necessidade da troca de cartão periodicamente, sendo:
  • Deterioração do cartão como um todo com o passar dos anos e utilização.
  • Desgaste da tarja magnética, que pode ocasionar falhas na autenticação impedindo seu uso.
  • Atualização dos sistemas de segurança eletrônicos das tarjas magnéticas ou dos chips, o que ocasiona menor chance de fraudes.
  • Uma maneira dos bancos manter um relacionamento próximo com o cliente e rever os termos contratados periodicamente, visando melhor aproveitamento dos recursos oferecidos.
5. Límite do cartão
A pesar de não parecer, o limite do cartão também é um item de segurança. O fato de a administradora de cartões limitar suas compras a um determinado valor propicia, em casos de roubo, que seus recursos financeiros não sejam alcançados em sua totalidade, portando você têm seu dinheiro protegido.
Outro fator importante a ser considerado é que o cartão de crédito é uma ordem de pagamento futuro, o que significa que mesmo em caso de uso indevido do cartão por fraudadores, o cliente tem a possibilidade de impedir o pagamento se uma atitude for tomada com rapidez.
6. Identificação do titular
A identificação do titular do cartão é a prova fundamental de que ele está sendo utilizado pelo verdadeiro proprietário da conta ou que o cartão que está sendo usado não foi roubado ou clonado. A identificação do titular segue o mesmo princípio do código de segurança do cartão: garantir que ele está sendo usado por seu verdadeiro dono. No entanto, no Brasil raramente um documento de identificação de quem paga com o cartão de crédito em estabelecimentos é solicitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogarama - The Blog Directory
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates